Entrada >> Avisos Fitossanitários >> Emissão do Aviso
voltar atrás  Enviar por e-mail  Imprimir
 
Emissão do Aviso

Para a emissão do aviso e no que se refere ao aconselhamento de avisos fitossanitários, e a título de exemplo, refere-se que os Técnicos dos Avisos, em cada região, em diferentes zonas microclimáticas, escolhem parcelas de uma cultura onde efectuam observações periódicas relativas à evolução dos inimigos das culturas e à fenologia das plantas, nos denominados Postos de Observação Biológica (POB).

Para recolha dos dados meteorológicos deve instalar-se uma estação meteorológica ou seguir as indicações da estação meteorológica automática (EMA) mais próxima da parcela em causa.

Os dados recolhidos serão tratados, conforme esquema da figura seguinte, até chegar a informação ao agricultor.

           

De acordo com a figura acima, a circular de avisos é o resultado final do trabalho dos técnicos das Estações de Avisos e é transmitido ao agricultor, em tempo útil, para que a cultura se mantenha protegida, devendo conter os elementos necessários que o levarão a intervir, de modo que saiba o que tratar, quando tratar e como tratar.

Para receberem os Avisos, os agricultores devem inscrever-se na Direcção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) correspondente à zona onde se encontra a sua exploração agrícola, ficando assim habilitados a receber em sua casa a circular de avisos, sempre que o Serviço o emita.
Poderão ainda, no caso de pertencerem a alguma cooperativa ou associação, devidamente inscrita no Serviço de Avisos, receber esta informação através daquelas organizações.
Actualmente e quando o agricultor disponibiliza o seu e-mail, ou o seu telemóvel, pode receber a circular ou o aviso através de ua mensagem via e-mail ou mensagem SMS para o seu telemóvel, respectivamente.

15-04-2009
 

Circular de Avisos nº 10 (2018) Vinha - Estação de Avisos do Douro - Peso da Régua (08-08-2018)
Circular nº 13/2018 - Estação de Avisos de Entre Douro e Minho - Porto (01-08-2018)
Circular de Aviso nº 13 (2018): Vinha, macieira, olival, pequenos frutos - Estação de Avisos do Dão (27-07-2018)
Circulares de Avisos por Est. de Aviso / Cultura / Inimigo











FAIL (the browser should render some flash content, not this).


INTRANET
 
 


Serviço Nacional de Avisos Agrícolas
© 2009
   programa AGRO Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas Direcão-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural UniãEuropeia - Fundos Estruturais Acessibilidade S�olo de conformidade n�l A das Directrizes de Acessibilidade para o centea Web 1.0 do W3C
Concepção e Desenvolvimento: Agri-Ciênca.