Entrada >> Modo de Produção Biológico
voltar atrá³¢ width=  Enviar por e-mail  Imprimir

Modo de Produção Biológico
A agricultura biológica (AB) é um modo de produção agrícola que procura tanto quanto possível, utilizar práticas agrícolas que fomentem a manutenção e melhoria da fertilidade do solo, baseando-se no funcionamento e equilíbrio do ecossistema agrário. Os objectivos gerais da produção biológica passam pelo estabelecimento de um sistema de gestão agrícola sustentável, procurando produzir produtos de elevada qualidade através de processos que não sejam nocivos para o ambiente, a saúde humana, a fitossanidade ou a saúde e o bem-estar dos animais.

A agricultura biológica é um sistema de produção que visa a manutenção da produtividade do solo e da cultura. Para proporcionar nutrientes às plantas e controlar os inimigos das culturas, utiliza-se preferencialmente meios de luta preventivos, nomeadamente, rotação de culturas, adição de “sub-produtos” agrícolas, estrumes, leguminosas, detritos orgânicos, rochas ou minerais triturados, evitando-se, assim, o uso de produtos fitofarmacêuticos, fertilizantes e aditivos nas rações de síntese química.

É de acordo com estes princípios orientadores que a Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) elabora e actualiza permanentemente as normas técnicas de protecção fitossanitária no âmbito da agricultura biológica das culturas ou grupos de culturas
Poderá encontrar esta informação no site da DGADR, em: Produtos fitofarmacêuticos e sanidade vegetal / Sanidade vegetal e modos de produção sustentável / Modo de produção biológico (clique aqui para aceder).
 


Circular de Aviso nº 12 (2017)-Macieira, pessegueiro, citrinos, batateira - Estação de Avisos do Dão (10-08-2017)
aviso 6 - Estação de Avisos da AVIPE (03-08-2017)
Circular de Avisos nº 11 (2017) Vinha - Estação de Avisos do Douro - Peso da Régua (02-08-2017)
Circulares de Avisos por Est. de Aviso / Cultura / Inimigo











FAIL (the browser should render some flash content, not this).


INTRANET
 
 


Serviço Nacional de Avisos Agrícolas
© 2009
   programa AGRO Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas Direcão-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural UniãEuropeia - Fundos Estruturais Acessibilidade S�olo de conformidade n�l A das Directrizes de Acessibilidade para o centea Web 1.0 do W3C
Concepção e Desenvolvimento: Agri-Ciênca.